Mel Ann e Tim são dois especialistas em otimização do AdSense do escritório do Google em Sidney. Eles dão suporte aos editores para ajudá-los a melhorar o desempenho de seus anúncios. Hoje, eles guiarão você ao longo de um processo de cinco etapas para otimizar os anúncios do AdSense nos seus sites e também compartilharão dicas que ajudaram muitos editores a conseguir resultados melhores e ter sucesso com seus sites.




Etapa 1: analise as páginas do seu site

A primeira etapa para uma otimização bem-sucedida é analisar as páginas da web. Faça a si mesmo as seguintes perguntas ao pensar em que lugar do seu site você colocará os anúncios:




  • Qual é o tipo do seu conteúdo? As pessoas navegam de forma diferente em sites de artigos, de vídeo ou fóruns, por exemplo. Por isso, pense em como as pessoas irão interagir no seu site.





  • Que lugar chama mais a atenção do visitante? Você deve colocar os anúncios nos lugares para onde os usuários têm maior probabilidade de olhar, mas, como Ricardo Prada comentou na segunda semana da série, você deve assegurar que eles não atrapalhem a navegação do usuário no site.




  • Como incorporar os anúncios ao local sem atrapalhar os usuários? Analise um mapa de pontos preferenciais elaborado por nós que mostra onde os anúncios apresentam bom desempenho. Além disso, lembre-se de que anúncios acima da dobra e anúncios próximos ao conteúdo principal geralmente apresentam melhor desempenho.



  • Não se esqueça de pensar nos objetivos dos anunciantes. Se conseguir tornar o seu site mais atraente para os anunciantes e levar em conta as dicas acima, você terá mais chances de conquistar anunciantes e anúncios segmentados por canal.


  • Etapa 2: configure critérios personalizados

    Os critérios personalizados ajudarão você a identificar o desempenho de diferentes blocos de anúncios a partir de uma série de variáveis que podem ser selecionadas, como posicionamento, tamanho e cor. Crie um critério para cada bloco de anúncios e classifique os blocos para ver seu desempenho. Por exemplo, você pode acompanhar seu cabeçalho ou retângulo médio para saber qual apresenta o melhor desempenho e usar essas informações para escolher os formatos que têm melhor desempenho. Os critérios personalizados também permitem que você acompanhe e avalie os resultados das suas otimizações.

    Etapa 3: otimize o design e o posicionamento do seu bloco de anúncios

    A próxima etapa é analisar a cor, a posição e o formato dos seus blocos de anúncios e otimizá-los para melhorar a experiência do usuário, a experiência do anunciante e o desempenho. Identificamos que o retângulo médio (300 x 250), o arranha-céu largo (160 x 600) e o cabeçalho (728 x 90) geralmente apresentam o melhor desempenho. Você também pode habilitar a exibição de anúncios gráficos para que os anúncios em imagem, vídeo e gadget sejam exibidos no seu site. É importante que você implemente seus anúncios de forma consistente e de um jeito que seja interessante para os anunciantes. Use as cores da maneira certa. Contextualize os anúncios, mas não a ponto de não serem notados pelos usuários. Anúncios sem borda geralmente produzem bons resultados, assim como destacar o link e o URL. Teste cores e posicionamentos diferentes e mantenha as alterações que apresentarem melhor desempenho.

    Etapa 4: maximize os lucros com vários blocos

    Recomendamos que você adicione vários blocos de anúncios às suas páginas. No entanto, não deixe de levar em conta a experiência do usuário ao escolher os posicionamentos. Você pode usar os relatórios de critério personalizado para identificar o bloco de anúncios com melhor desempenho e estruturar sua página com base nessas informações para otimizar o desempenho. O anúncio de valor mais alto que veicularemos no seu site será exibido no primeiro bloco de anúncios que aparece no seu código HTML. Se você tem um cabeçalho na parte superior, mas descobrir por meio dos relatórios de critério personalizado que um retângulo médio na metade inferior da página está apresentando desempenho insatisfatório em termos de CTR (clickthrough rate ou taxa de cliques) e eCPM (effective cost-per-thousand impressions ou custo efetivo por mil impressões), experimente colocar o retângulo médio primeiro no código HTML. Para fazer isso, troque o local no código HTML, se você se sente seguro para editar o código, ou altere o local do cabeçalho na página.

    Etapa 5: acompanhe e avalie os resultados

    A última etapa é identificar se as otimizações fizeram diferença. Nesse caso, use os critérios personalizados que você configurou para gerar relatórios sobre diferentes blocos de anúncios. Gere os relatórios com seus critérios personalizados e agrupe os resultados por critério (isso dependerá da maneira como você os configurou) para descobrir o desempenho de diferentes tamanhos, cores e posicionamentos. Você também pode analisar relatórios de segmentação por canal para identificar quais blocos de anúncios estão recebendo anúncios segmentados por canal e se eles produziram melhorias no desempenho.

    Esperamos que essas etapas e dicas tenham sido informativas e recomendamos que você tente implementar a otimização.